CAFÉ & CULTURA
CURSO TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES, FUNCAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA RS
Autora
Caroline de Souza Machado
O projeto de interiores para o Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Design de Interiores, foi o prédio cultural Vila Flores, situado na cidade de Porto Alegre/RS. O prédio é uma construção da década de 20 que foi reformada e atualmente funciona como um complexo cultural. Já o galpão, é utilizado para eventos, como exposições e oficinas comunitárias.
O local é usado para fins socioculturais e conta com a presença de empreendedores criativos, artistas e palestrantes. A organização se sustenta em quatro pilares: arte e cultura; arquitetura e urbanismo; educação; e empreendedorismo social e criativo. No espaço são ministrados cursos, oficinas, seminários e encontros para troca de conhecimentos.
O ambiente foi projetado com foco nesse núcleo de pessoas que trabalham, estudam e frequentam o Vila Flores diariamente. Tanto na cafeteria ou no lounge, há locais para leituras, já que os expositores ficam à disposição para que os livros sejam vistos e compartilhados por todos.
Para o layout foi mantida a estrutura de 144 m², sendo originalmente dividida em dois espaços. Além disso, foram preservadas portas e janelas de tamanho único, com características da década de 20. A divisão foi realizada para adaptar biblioteca, ambiente para exposições e cafeteria. Para que isso fosse viável, em um dos lados do galpão foi montado o centro de exposições com um lounge junto ao lavabo para visitantes. No outro espaço, estão a cafeteria, a biblioteca, o mezanino e os ambientes privativos para funcionários, como vestiário, depósito e cozinha. O mezanino fica acima da cafeteria, podendo ser acessado via escada ou pela plataforma elevatória vertical, que permite a acessibilidade ao local.
Para materiais e revestimentos, o objetivo foi trazer soluções mais sustentáveis para um ambiente comercial e coletivo. A maioria do mobiliário foi projetado com ripas de descarte e demolição. Em geral, os elementos mais presentes são madeira de pallets, palhas naturais, tintas ecológicas e linho sintético.
Pensando no conforto do ambiente, foram utilizadas lâmpadas de led de longa duração (2.400 horas). Porém, devido às janelas originais permitirem uma considerável passagem de luz, faz-se desnecessária a total iluminação artificial durante o dia. Além disso, os painéis fotovoltaicos finos são responsáveis por gerar a energia limpa que irá abastecer as lâmpadas e os demais equipamentos. O
conforto térmico e acústico é fornecido por uma manta de lã de pet, feita através do reaproveitamento total de garrafas pet.
Com o foco na usabilidade, a acessibilidade é uma das partes mais importantes do projeto. A circulação foi organizada para que as mesas sejam adequadas para cadeira de rodas, da mesma forma que no lounge também há espaços livres para deslocamento. O acesso ao mezanino pode ser feito utilizando a plataforma elevatória vertical para transporte individual de pessoas com mobilidade reduzida e/ou que necessite de equipamento assistivo. Na proposta, além de circulação, também há a rampa no palco de exposições, audiodescrição nos ambientes de leitura e indicações em braile por todo o galpão.
O Café & Cultura foi pensado para proporcionar uma experiência de imersão e desenvolvimento sociocultural da comunidade. Essa proposta é estruturada através de um ambiente intimista, inclusivo e com práticas mais sustentáveis. A união entre o uso social e o artístico permite a troca e a integração entre pessoas, cultura e lazer.
HALL
EXPOSIÇÕES
CAFETERIA/COZINHA
CAFETERIA_PLATAFORMA
LOUNGE_EXP
ACESSO AO MEZANINO
CAFETERIA
COZINHA
ESCADA
ESCADA SUPERIOR
LOUNGE
LOUNGE/EXPOSIÇÕES
MEZANINO
Mini Biografia
Caroline de Souza Machado, técnica em design de interiores pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, RS.