AMBIÊNCIAS POÉTICAS – ESPAÇOS COMUNS DA FACULDADE DE LETRAS, UFRJ
CURSO DE BACHARELADO COMPOSIÇÃO DE INTERIOR, ESCOLA BELAS ARTES, UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO
Autora
Caroline Souza Costa
O projeto Ambiências Poéticas: Espaços de Convívio da Faculdade de Letras trata-se de uma revitalização de espaços de uso comum a partir da demanda da direção da própria Faculdade, que pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesse projeto de revitalização, o objetivo é expressar melhor nos espaços elementos que remetem à Faculdade, como a receptividade e o acolhimento à diversidade, destacando o olhar voltado para a inclusão.
A premissa para o conceito surge das pontes físicas e simbólicas observadas nas três instâncias: território, função e usuário. Esse campus principal da UFRJ é situado em uma ilha destacada da trama urbana e, a partir dessa condição física, seu acesso é realizado por meio de pontes, de onde podemos observar o simbolismo delas na função do espaço e na ligação com o usuário. Portanto, o território é constituído por pontes que promovem “pontes de diálogo”, já que se trata de uma Faculdade de Letras e remete, na prática, a interação entre os usuários. As conexões realizadas ali são singulares ao nicho universitário, pontes sustentadas por elo de sonhos, histórias e lutas compartilhadas.
A ideia do projeto, portanto, é apropriar-se da condição física e simbólica das pontes, adotando função e forma como partidos. Para tanto, buscou-se realizar pontes com história, recorrendo a materiais que permitissem o entremear do futuro com o passado. Valeu-se da forma pragmática dos elementos acessíveis para explorar as diversas formas de linha e conexão, incorporando design universal e acessibilidade na proposta estética. Os maiores desafios do projeto eram sua aplicabilidade e a falta de recursos, considerando a necessidade de manutenção de uma instituição pública. Sendo assim, a abordagem sobre a sustentabilidade foi crucial no projeto, considerando vida útil, durabilidade e aproveitamento de elementos existentes.
PLANTA DOS ESPAÇOS COMUNS
PLANTA DO AUDITÓRIO
PERSPECTIVA – CORREDOR
PERSPECTIVA – STAND DE LIVROS
PERSCPECTIVA-BALCÃO DE INFORMAÇÔES
ESPAÇO GASTRONÔMICO
Mini Biografia
Caroline Souza Costa, bacharel em Composição de Interior pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).