Normas para publicação
O PROGRAMA ABD ACADÊMICO da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DESIGN DE INTERIORES torna público que a partir de fevereiro de 2020, está aberta a chamada para a submissão de trabalhos textuais de docentes e discentes ativos dos cursos de Design de Interiores (ou similares) das Instituições de Ensino devidamente reconhecidas em todo o território nacional, a serem publicados na REVISTA INTRAMUROS 2021 – Anuário Acadêmico ABD, no endereço www.revistaintramuros.abd.org.br
I. Das normas
- Os textos podem resultar de pesquisas individuais ou elaboradas em grupo, bem como de reflexão individual nascida a partir da inserção e atuação do(s) autor(es) no processo pedagógico da formação profissional, seja como professor seja como estudante, devendo ser alocado em um dos eixos temáticos indicados no item III;
Parágrafo único – Os textos enviados por estudantes devem ter sido elaborados com orientação docente, cujo nome deve constar do cadastro.
- O Edital abarca artigos – sínteses de pesquisas e monografias e ensaios de temática de interesse específico da área, não sendo aceitos trabalhos já publicados em periódicos nacionais;
- Os textos devem ser escritos em português e apresentados em dois arquivos sem identificação – Word e PDF – a serem enviados para o e-mail concurso@abd.org.br;
- Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), ou (iniciando no menu principal em Arquivo, clicando na sequência: Arquivo > Salvar como… > Ferramentas – ou Opções no Mac – > Opções de segurança… > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar;
- Nos documentos em PDF, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat;
- No cadastro devem ser fornecidas informações sobre o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), CPF, formação acadêmica, titulação máxima, nome da instituição a que pertence(m), função, telefone de contato, alocação do artigo em um dos eixos temáticos; e-mail e um pequeno resumo do Curriculum Vitae (máximo 5 linhas), a serem publicados caso o trabalho seja selecionado; no caso de estudantes devem ainda ser indicados os nomes e titulações dos professores orientadores.
- Página configurada em A4, com margens superior e inferior de 2 cm; margens esquerda e direita de 3 cm;
- Números de páginas inseridos à direita, no início da página, sendo oculto na primeira página;
- Texto justificado, fonte Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5;
- Título em caixa alta, negrito, centralizado, corpo 12; subtítulos, à esquerda, negrito, caixa baixa;
- Resumo/Abstract contendo objeto, objetivo, metodologia e resultados (máximo de 150 palavras), em texto alinhado e justificado, corpo 11;
- Palavras-chave/Keywords, no máximo 5 (cinco);
- Conteúdo dos artigos: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, em até 15 (quinze) páginas;
- Citações e referências devem seguir as normas da ABNT atualizadas, sendo:
- Citação direta com até três linhas: inserida no parágrafo, entre aspas;
- Citação direta com mais de três linhas: em recuo de 4 cm, parágrafo separado, corpo 11, espaço simples de entrelinhas;
- Citação de fonte: sistema autor, data;
- Referências bibliográficas obrigatórias ao final do texto, em ordem alfabética, corpo 12, Fonte Times New Roman, espaço simples entrelinhas e duplo entre referências;
- Notas de rodapé em corpo 10, digitadas dentro das margens e separadas do texto por espaço simples de entrelinhas;
- Imagens, figuras ou ilustrações incorporadas ao texto em formato centralizado, numerados sequencialmente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no trabalho, contendo o título sempre abaixo da mesma;
- Tabelas e gráficos incorporados ao texto em formato centralizado, numerados sequencialmente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citados no trabalho, devendo cada um ter o seu título;
- Agradecimentos, esclarecimentos ou comentários sobre a origem do texto incluídos em nota de rodapé, mediante o símbolo de dois asteriscos (**) interposto ao título do artigo;
- Após o cadastro completo, o envio do resumo do Curriculum Vitae, a indicação do eixo temático e a anexação dos trabalhos, o autor receberá uma resposta automática de confirmação do recebimento.
II – Dos prazos
- O prazo para recebimento dos artigos se estende até as 23h59min do dia 28 de agosto de 2020;
- O cadastro, a indicação do eixo temático onde o trabalho se insere e o artigo deverão ser feitos através do endereço eletrônico concurso@abd.org.br até as 23h59min do dia 28 de agosto de 2020.
III – Dos eixos temáticos
São 6 os eixos temáticos entre os quais os trabalhos deverão ser alocados:
- História, Teoria e Crítica do Design de Interiores
- História e design
- Teorias do design
- Epistemologia do design
- Aspectos filosóficos do design
- Design, Design de Interiores e Arquitetura
- Metodologias do Design de Interiores
- Design estratégico
- Codesign, design participativo, design colaborativo
- Design sustentável e ecodesign
- Design de serviços
- Design e método
- Metaprojeto
- Design de Interiores e Educação
- Divulgação científica
- Ensino e design
- Design e inovação em contextos de ensino-aprendizagem
- Design de Interiores e formação profissional
- Design instrucional
- Design de Interiores e processos sociais
- Design e espaço urbano
- Design e processos culturais
- Design e inclusão social
- Design e mídia
- Design de Interiores e Comunicação
- Design de Interiores e Tecnologia
- Design e virtualidade
- Design e materiais
- Design de interação
- Processos de fabricação
- Representações projetuais
- Práticas do Design de Interiores
- Design de superfície
- Design e ergonomia
- Design e inovação
- Design e artesania
- Design de ambientes residenciais
- Design de ambientes comerciais
- Design de ambientes institucionais
- Design de ambientes de serviços
- Design de ambientes de alta complexidade
IV – Da seleção
- A seleção dos trabalhos será feita por um Conselho Editorial devidamente indicado, que analisa sua pertinência de acordo com a política editorial prevista, cabendo a ele todas as decisões referentes à publicação das contribuições recebidas;
- A composição do Conselho será de responsabilidade do Conselho Acadêmico da ABD, com a garantia da alta titulação e expertise de seus avaliadores, podendo quando for o caso ser acrescida de membros pareceristas ad hoc, de acordo com a necessidade do tema;
- Os nomes dos avaliadores indicados para cada trabalho serão mantidos em sigilo, omitindo-se também, perante esses, os nomes dos autores dos trabalhos;
- Os artigos recebidos serão avaliados usando o sistema de avaliação por par cego, método recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – Capes para periódicos e livros científicos, impressos ou virtuais;
- O Conselho Editorial avaliará os artigos encaminhados de acordo com os seguintes critérios: articulação intelectual, originalidade, conteúdo, bibliografia e apresentação;
- Após a submissão do artigo não será admitida a substituição ou alteração do seu conteúdo, exceto se solicitado pelo Conselho Editorial;
- Os artigos e ensaios serão avaliados via sistema online no período de 07 de setembro a 06 de outubro de 2020;
- Caberá ao Conselho Editorial tomar as decisões relativas a eventuais dúvidas ou omissões deste regulamento.
V – Das publicações
- Os artigos selecionados serão publicados em janeiro de 2021 na REVISTA INTRAMUROS 2021 – Anuário Acadêmico ABD em versão digital, no site revistaintramuros.abd.org.br seguidos de breve currículo do(s) autor(es) e e-mail para contato dos leitores.
VI – Das considerações finais
- É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) dos textos os conceitos emitidos e sua redação, não refletindo necessariamente a opinião da ABD, do Conselho Editorial ou do Conselho Consultivo da Associação;
- É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) o uso de imagens e indicação de fontes;
- O(s) autor(es) que tiver(em) seu trabalho selecionado automaticamente autoriza(m) a sua publicação pela ABD na revista indicada, garantida a indicação de autoria, e-mail e Curriculum Vitae resumido (máximo de 5 linhas) do autor;
- Cada autor receberá um certificado de publicação emitido pela ABD;
- Cada avaliador receberá um certificado como membro do Conselho Editorial;
- Cada parecerista ad hoc receberá um certificado como participante na avaliação;
- Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial do ABD Acadêmico.
VII – Da política de privacidade
Os nomes e endereços informados no site serão usados exclusivamente para os serviços prestados pela publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.