Normas para publicação
O PROGRAMA ABD ACADÊMICO da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DESIGNERS DE INTERIORES, abre a chamada para a submissão de trabalhos textuais do campo de Interiores a serem publicados na REVISTA INTRAMUROS – Anuário Acadêmico ABD, no endereço www.revistaintramuros.abd.org.br.
A revista constará de duas partes com objetivos diferenciados e correlatos:
a) Parte 1
Como canal do segmento ABD Acadêmico em seu papel de força propulsora da reflexão de questões emergentes e atuais do Design de Interiores, destina-se a receber textos de seus docentes, incluindo conselheiros do Conselho Acadêmico (CAc) e participantes da Equipe de Coordenadores Acadêmicos, (ECoA), dando assim oportunidade à participação do voluntariado acadêmico na divulgação de ideias e pesquisas do campo;
b) Parte 2
Como revista especializada, destina-se a receber textos de docentes e discentes ativos dos cursos de Design de Interiores (ou similares) das Instituições de Ensino devidamente reconhecidas em todo o território nacional e internacional.
I. Das normas
1. Os textos podem resultar de pesquisas individuais ou elaboradas em grupo, bem como de reflexão individual nascida a partir da inserção e atuação do(s) autor(es) no processo pedagógico da formação profissional, seja como professor seja como estudante, devendo ser alocado em um dos eixos temáticos indicados no item III;
Parágrafo único – Os textos enviados por estudantes devem ter sido elaborados com orientação docente, cujo nome deve constar do cadastro.
2. O Edital abarca artigos – sínteses de pesquisas e monografias e ensaios de temática de interesse específico da área, não sendo aceitos trabalhos já publicados em periódicos nacionais;
3. Os textos devem ser escritos em português e apresentados em dois arquivos sem identificação – Word e PDF – a serem enviados para o e-mail concurso@abd.org.br;
a. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), ou (iniciando no menu principal em Arquivo, clicando na sequência: Arquivo > Salvar como… > Ferramentas – ou Opções no Mac – > Opções de segurança… > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar;
b. Nos documentos em PDF, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat;
4. No cadastro devem ser fornecidas informações sobre o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), CPF, formação acadêmica, titulação máxima, nome da instituição a que pertence(m), função, telefone de contato, alocação do artigo em um dos eixos temáticos; e-mail e um pequeno resumo do Curriculum Vitae (máximo 5 linhas), a serem publicados caso o trabalho seja selecionado; no caso de estudantes devem ainda ser indicados os nomes e titulações dos professores orientadores.
5. Agradecimentos, esclarecimentos ou comentários sobre a origem do texto incluídos em nota de rodapé, mediante o símbolo de dois asteriscos (**) interposto ao título do artigo;
6. Após o cadastro completo, o envio do resumo do Curriculum Vitae, a indicação do eixo temático e a anexação dos trabalhos, o autor receberá uma resposta automática de confirmação do recebimento;
7. Texto justificado, fonte Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5;
8. Título em caixa alta, negrito, centralizado, corpo 12; subtítulos, à esquerda, negrito, caixa baixa;
9. Resumo/ abstract contendo objeto, objetivo, metodologia e resultados (máximo de 150 palavras), em texto alinhado e justificado, corpo 11;
10. Palavras-chave/Keywords, no máximo 5 (cinco);
11. Conteúdo dos artigos: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, em até 15 (quinze) páginas;
12. Citações e referências devem seguir as normas da ABNT atualizadas, sendo:
a. Citação direta com até três linhas: inserida no parágrafo, entre aspas;
b. Citação direta com mais de três linhas: em recuo de 4 cm, parágrafo separado, corpo 11, espaço simples de entrelinhas;
c. Citação de fonte: sistema autor, data;
13. Referências bibliográficas obrigatórias ao final do texto, em ordem alfabética, corpo 12, Fonte Times New Roman, espaço simples entrelinhas e duplo entre referências;
14. Notas de rodapé em corpo 10, digitadas dentro das margens e separadas do texto por espaço simples de entrelinhas;
15. Imagens, figuras ou ilustrações incorporadas ao texto em formato centralizado, numerados sequencialmente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no trabalho, contendo o título sempre abaixo da mesma;
16. Tabelas e gráficos incorporados ao texto em formato centralizado, numerados sequencialmente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citados no trabalho, devendo cada um ter o seu título;
17. Agradecimentos, esclarecimentos ou comentários sobre a origem do texto incluídos em nota de rodapé, mediante o símbolo de dois asteriscos (**) interposto ao título do artigo;
18. Após o cadastro completo, o envio do resumo do Curriculum Vitae, a indicação do eixo temático e a anexação dos trabalhos, o autor receberá uma resposta automática de confirmação do recebimento.
II – Dos prazos
1. O prazo de recebimento para 2024, será a partir de 01 de março de 2023 até 21 de outubro de 2023, cabendo aos responsáveis selecionarem e organizarem os artigos com temas afins. O envio é pelo endereço eletrônico academico@abd.org.br. As datas serão divulgadas pelo site e pelas mídias sociais.
III – Dos eixos temáticos
São 6 os eixos temáticos entre os quais os trabalhos deverão ser alocados:
1. História, Teoria e Crítica do Design de Interiores
História e design
Teorias do design
Epistemologia do design
Aspectos filosóficos do design
Design, Design de Interiores e Arquitetura
2. Metodologias do Design de Interiores
Design estratégico
Codesign, design participativo, design colaborativo
Design sustentável e ecodesign
Design de serviços
Design e método
Metaprojeto
3. Design de Interiores e Educação
Divulgação científica
Ensino e design
Design e inovação em contextos de ensino-aprendizagem
Design de Interiores e formação profissional
Design instrucional
4. Design de Interiores e processos sociais
Design e espaço urbano
Design e processos culturais
Design e inclusão social
Design e mídia
Design de Interiores e Comunicação
5. Design de Interiores e Tecnologia
Design e virtualidade
Design e materiais
Design de interação
Processos de fabricação
Representações projetuais
6. Práticas do Design de Interiores
Design de superfície
Design e ergonomia
Design e inovação
Design e artesania
Design de ambientes residenciais
Design de ambientes comerciais
Design de ambientes institucionais
Design de ambientes de serviços
Design de ambientes de alta complexidade
IV – Da seleção
1. A seleção dos trabalhos da Parte 1 da revista – referente ao corpo de voluntários do ABD Acadêmico, será feita pelo Conselho Acadêmico (CAc);
2. A seleção dos trabalhos da Parte 2 da revista será feita por um Conselho Editorial devidamente indicado, que analisa sua pertinência de acordo com a política editorial prevista, cabendo a ele todas as decisões referentes à publicação das contribuições recebidas;
3. A composição do Conselho Editorial será de responsabilidade do Conselho Acadêmico da ABD, com a garantia da alta titulação e expertise de seus avaliadores, podendo quando for o caso ser acrescida de membros pareceristas ad hoc, de acordo com a necessidade do tema;
4. Os nomes dos avaliadores indicados para cada trabalho serão mantidos em sigilo, omitindo-se também, perante esses, os nomes dos autores dos trabalhos;
5. Os artigos recebidos serão avaliados usando o sistema de avaliação por par cego, método recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – Capes para periódicos e livros científicos, impressos ou virtuais;
6. O Conselho Editorial avaliará os artigos encaminhados de acordo com os seguintes critérios: articulação intelectual, originalidade, conteúdo, bibliografia e apresentação;
7. Após a submissão do artigo não será admitida a substituição ou alteração do seu conteúdo, exceto se solicitado pelo Conselho Editorial;
8. Os artigos e ensaios serão avaliados via sistema online;
9. Caberá ao Conselho Editorial tomar as decisões relativas a eventuais dúvidas ou omissões deste regulamento;
10. Serão aceitos artigos internacionais, escritos em espanhol de toda a América Latina, Espanha, assim como, contribuições de países de língua portuguesa – Países da África, Portugal e Índia. Os artigos serão publicados na língua original.
V – Das publicações
1. Os artigos selecionados serão publicados no mês de janeiro de cada ano – Anuário Acadêmico ABD em versão digital, no site www.revistaintramuros.abd.org.br seguidos de breve currículo do(s) autor(es) e e-mail para contato dos leitores;
2. O artigo deverá ser acompanhado de imagem relacionada a narrativa do texto, e é de responsabilidade do autor.
VI – Das considerações finais
- 1. É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) dos textos os conceitos emitidos e sua redação, não refletindo necessariamente a opinião da ABD, do Conselho Editorial ou do Conselho Deliberativo da Associação;
2. É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) o uso de imagens e indicação de fontes;
3. O(s) autor(es) que tiver(em) seu trabalho selecionado automaticamente autoriza(m) a sua publicação pela ABD na revista indicada, garantida a indicação de autoria, e-mail e Curriculum Vitae resumido (máximo de 5 linhas) do autor;
4. Cada autor receberá um certificado de publicação emitido pela ABD;
5. Cada avaliador receberá um certificado como membro do Conselho Editorial;
6. Cada parecerista ad hoc receberá um certificado como participante na avaliação;
7. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Acadêmico (CAc).
VII – Da política de privacidade
Os nomes e endereços informados no site serão usados exclusivamente para os serviços prestados pela publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.