PREFÁCIO
O bem-estar tornou-se um fator determinante para o design de interiores de 2023. O contexto pós-pandêmico acelerou o desejo de viver com mais qualidade. Uma consciência mais ampliada, nos relevou a urgência de interferir em nossos espaços, para que correspondam a complexidade de nosso cotidiano e necessidades. Fatores como sustentabilidade, narrativas, conforto, tecnologia, estética, funcionalidade e experiências sensoriais tornaram-se importantes na constituição dos nossos ambientes e são explorados por meio da diversidade que nos cabe.
Queremos espaços belos, mas sem abrir mão da eficiência, de modo que o processo seja permeado pela consciência ambiental e que o impacto de nossas escolhas venha ao encontro da funcionalidade agradável de nossas atividades cotidianas. Permitir boas experiências e vivenciar momentos únicos dentro dos invólucros arquitetônicos é o objetivo contemporâneo do designer de interiores, que busca estabelecer a conexão prazerosa entre ser humano e ambiente, sob o desafio diante dos novos olhares dos últimos acontecimentos que nos levaram a mudar nossos conceitos, hábitos e costumes.
Nesse sentido, reunimos na UNIDADE 1 dessa edição de 2023, da revista Intramuros, artigos dos voluntários da ABD do Cac (Conselho Acadêmico) e do Ecoa (Coordenadores Acadêmicos).
Os temas propostos envolvem reflexões sobre o currículo de formação, a metodologia da prática projetual, sustentabilidade e novos segmentos da profissão, como seguem os títulos:
O artigo com o título Saúde e sustentabilidade: uma análise sobre a qualidade de vida nos ambientes internos, das autoras Nádia Mattos e Raissa Schorn; outro artigo que contribui é sobre A casa para além da descrição funcionalista: a relação entre indivíduo e espaço a partir de outra perspectiva de Ana Carolina Sarmento. No campo da educação e formação profissional, temos as contribuições dos artigos Reflexões sobre o ensino de projetos de design de interiores de Maria Laura Camargo e o artigo Matriz de referência e formação aplicada ao curso de tecnologia em design de interiores de Débora Vital. E por fim, um artigo refletindo sobre o diálogo entre moda e interiores, no título Home Fashion – a interface entre Design de Interiores e Design de Moda de Sueli Garcia.
Essas pesquisas são de suma importância porque ancoram nosso evento DO-DIS, Fórum de Docentes e Discentes, que ocorrerá no mês de maio de 2023. Sob o propósito de ampliar nossas discussões sobre a formação da profissão de Design de Interiores, venha ai o 3º.DO-DIS, e estão todos convidados para esse evento tão relevante para nossa categoria.
Aproveitamos para informar que a Revista Intramuros deu início ao recebimento de artigos internacionais para serem lançados em seu próximo número. Serão aceitos artigos internacionais, escritos em espanhol de toda a América Latina, Espanha, assim como, contribuições de países de língua portuguesa – Países da África, Portugal e Índia. Os artigos serão publicados na língua original.
E, dando continuidade ao nosso trabalho, manteremos a publicação dos trabalhos vencedores e dos demais participantes (3 de cada categoria) do Prêmio Láurea Máxima, que abrange os trabalhos finais de cursos de Design de Interiores de todo o Brasil, de modo a dar oportunidade de ampliar sua visibilidade e evidenciar o melhor da produção acadêmica do país.
Estamos felizes em trazer a público a sexta edição da Intramuros.
Boa leitura e uma ótima reflexão! Aproveitem!!!
Sueli Garcia
Presidente do Conselho Acadêmico da ABD
Ana Paula Coelho de Carvalho
Vice-Presidente do Conselho Acadêmico da ABD
Fevereiro de 2023.
ABD – CAc – Conselho Acadêmico